A cidade do Piauí que quer se tornar a Finlândia brasileira da educação

A cidade do Piauí que quer se tornar a Finlândia brasileira da educação

29 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Ética

O dia amanhece “bonito pra chover” no inverno de Oeiras. Na cidade do sertão do Piauí, dezembro é um alívio ao temível be-erre-ó-bró, como é popularmente conhecida a temporada de calor intenso, superior a 40 °C, dos meses terminados em b-r-o. As chuvas que esverdeiam a paisagem trazem diferentes desafios para quem trabalha com educação no município de 37.000 habitantes. Se o ar condicionado, ou a falta dele, já não preocupa tanto, é a frequência das crianças às aulas que toma o protagonismo. Quando o rio Corrente transborda, alunos da área rural ficam isolados. Na cidade, muitos pais decidem que o aguaceiro é justificativa para poder faltar. E dá-lhe a direção das escolas ligar ou bater nas portas para cobrar presença. “Se chuva fosse desculpa, em São Paulo não haveria aula”, argumentam.

Problemas da educação de um Brasil real passam todos os dias pelo divã de Tiana Tapety, como a secretária de educação de Oeiras chama seu período de atendimento das 7h às 13h. Sobre sua mesa, nenhum computador. Pastas e livros dividem o espaço com uma pequena imagem de Jesus, que assiste ao entra e sai de funcionários, pais e professores, e às discussões sobre estratégias para driblar recursos escassos, problemas sociais de todo tipo, o excesso de calor e, quem poderia imaginar, até mesmo os transtornos causados pela tão esperada queda da temperatura, como a chuva de besouros bufão.

Mucormicose: 5 perguntas-chave sobre infecção rara que mutila e mata pacientes de covid na Índia

Mucormicose: 5 perguntas-chave sobre infecção rara que mutila e mata pacientes de covid na Índia

26 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Ética

Ainda tentando se recuperar da segunda onda de covid-19 que devastou o país, a Índia enfrenta outra trágica epidemia: a da infecção fúngica chamada mucormicose, também conhecida como “fungo negro”.

A doença é rara, mas no momento já são dezenas de milhares de casos no país.

De acordo com médicos, a covid-19 e o tratamento com esteroides usado em pacientes com ela pode ser o motivo deste surto de mucormicose.

A repórter Yogita Limaye, da BBC, visitou um hospital que trata várias pessoas que sofrem com a doença.

O tratamento muitas vezes envolve a retirada de olhos e outras partes do rosto. E mesmo assim, muitos dos pacientes morrem.

Como a variante Delta espalhou ultrarrápido

Como a variante Delta espalhou ultrarrápido

25 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Comportamento

Desde que apareceu pela primeira vez na Índia no final de 2020, a variante Delta do SARS-CoV-2 tornou-se a cepa predominante em grande parte do mundo. Os pesquisadores podem agora saber por que a Delta tem sido tão bem sucedida: as pessoas infectadas com ele produzem muito mais vírus do que as infectadas com a versão original do SARS-CoV-2, tornando muito fácil de se espalhar.

De acordo com as estimativas atuais, a variante Delta poderia ser mais do que duas vezes mais transmissível do que a cepa original de SARS-CoV-2. Para descobrir o porquê, o epidemiologista Jing Lu, do Centro Provincial de Controle e Prevenção de Doenças de Guangdong, em Guangzhou, China, e seus colegas rastrearam 62 pessoas que foram colocadas em quarentena após a exposição ao COVID-19 e que foram algumas das primeiras pessoas na China continental a serem infectadas pela cepa Delta.

E sobre a biologia?

E sobre a biologia?

24 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Cursos

O que há de tão especial no cérebro humano? Por que estudamos outros animais em vez de eles nos estudarem? O que um cérebro humano tem ou faz que nenhum outro cérebro tem? Quando me interessei por essas questões, há cerca de 10 anos, os cientistas pensaram que sabiam do que eram feitos os diferentes cérebros. Embora tenha sido baseado em muito poucas evidências, muitos cientistas pensaram que todos os cérebros dos mamíferos, incluindo o cérebro humano, eram feitos da mesma maneira, com um número de neurônios que era sempre proporcional ao tamanho do cérebro. Isso significa que dois cérebros do mesmo tamanho, como esses dois, com respeitáveis 400 gramas, deveriam ter números semelhantes de neurônios. Agora, se os neurônios são as unidades funcionais de processamento de informações do cérebro, os proprietários desses dois cérebros deveriassm ter habilidades cognitivas semelhantes.

Um peso argentino só compra uma balinha e está valendo pouco mais de 3 centavos de real

Um peso argentino só compra uma balinha e está valendo pouco mais de 3 centavos de real

23 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Comportamento

O grupo alimentar Arcor, o maior da Argentina, envolve suas balas Mini com uma frase: “Ideais para o troco”. Já é muito frequente que, em vez de moedas quase sem valor nem circulação, o consumidor receba o troco em notas e balas. Um peso, a divisa do país, vale pela cotação das ruas pouco mais de 3 centavos de real. Quase nada. Com uma inflação que subiu para 3,3% em maio e acumula 21,5% desde janeiro, o peso continua se desvalorizando.

O Ministério da Economia e o Banco Central fazem todos os esforços possíveis para “achatar” o dólar, ou seja, conter sua alta frente ao peso. O plano consiste em evitar novas desvalorizações bruscas da moeda argentina pelo menos até novembro, quando estão previstas as eleições gerais. A partir daí se abre um cenário desconhecido: será preciso finalmente negociar seriamente a dívida com o Fundo Monetário Internacional, aplicar algum tipo de ajuste orçamentário e, muito provavelmente, permitir que o peso deslize para a sua enésima desvalorização, refletindo a inflação acumulada.

'Eu sou do Centrão', afirma Bolsonaro

'Eu sou do Centrão', afirma Bolsonaro

23 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Ética

O presidente Jair Bolsonaro confirmou ontem que o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas e líder do Centrão, vai assumir o comando da Casa Civil, "em busca de uma melhor interlocução com o Parlamento". O chefe do Executivo disse ainda que "Centrão" é um termo "pejorativo" e que ele faz parte do bloco de partidos."Eu sou do Centrão. Eu fui do PP, do PTB, do então PFL, no passado integrei siglas que foram extintas. O PP, lá atrás, foi extinto, depois nasceu novamente da fusão do PDS com o PPB, se eu não me engano. Agora, nós temos 513 parlamentares. O tal Centrão são alguns partidos que lá atrás se uniram na campanha do Alckmin e ficou, então, rotulado Centrão como algo pejorativo, algo danoso. Não tem nada a ver. Eu nasci de lá", declarou Bolsonaro à Rádio Banda B, de Curitiba.

TJ-AL dobra auxílio-alimentação de juízes; 'Ganhamos pouco', diz presidente

TJ-AL dobra auxílio-alimentação de juízes; 'Ganhamos pouco', diz presidente

23 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Ética

O TJ-AL (Tribunal de Justiça de Alagoas) publicou ontem uma resolução em que dobra o auxílio-alimentação dos magistrados estaduais.

Para o desembargador Klever Loureiro, presidente do TJ-AL, juízes ganham "pouco", se comparado a outras atividades do setor privado.

O valor do auxílio é definido com base no salário de um juiz no início de carreira (hoje, de R$ 30.404,42). A resolução determinou que o benefício seria equivalente a 10% do salário. Antes, era de 5%.

A resolução, assinada por Loureiro, afirma que a "implantação integral do auxílio [está] condicionada à disponibilidade orçamentária e conveniência da Administração, observada a simetria constitucional com o Ministério Público e obedecida a limitação temporal da Lei Complementar 173/2020 [que proíbe aumentos de despesa com pessoal durante pandemia]".

Curso de Análise e Investigações Químicas

Curso de Análise e Investigações Químicas

19 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Cursos

A sociedade está alicerçada no desenvolvimento científico-tecnológico, que garantiu aumento do conforto e da expectativa de vida das pessoas. No entanto, atualmente temos visibilidade de que esse mesmo desenvolvimento também tem provocado crescentes desequilíbrios sociais e ambientais.

A participação ativa na sociedade atual exige, de todos nós, posicionamento crítico e tomada de decisões sobre assuntos diversos, que afetam toda a sociedade, como crise climática, geração de resíduos, uso de diferentes combustíveis, medicamentos, pesticidas, anabolizantes, hormônios, etc. Mesmo que o conhecimento científico e as tecnologias atuais nos possam parecer “indecifráveis”, é indispensável sermos capazes de avaliar criticamente diferentes posições entre especialistas e saber
buscar informações de forma correta; habilidades que exigem uma formação básica em Ciência, um letramento científico, o qual inclui, além de um viés procedimental (“fazer”) – relacionado ao método – uma linguagem própria.

O UFC 264 foi pra conta!

O UFC 264 foi pra conta!

12 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Comportamento

O UFC 264 foi pra conta! Ao todo, 12 duelos marcaram o card do último sábado (10), com Dustin Poirier saindo com a vitória na trilogia contra Conor McGregor. O ex-campeão interino também conquistou marcas importantes no Octógono, em Las Vegas.

Poirier agora é o 6º lutador na história do UFC a conectar mais de 1.500 golpes significativos. Ele tem, exatamente, 1.527. Ele se junta a Max Holloway, Donald Cerrone, Joanna Jedrzejczyk, Frankie Edgar e Michael Bisping.

Confira o que disseram Dustin Poirier e Conor McGregor após o desfecho da luta principal do UFC 264, que teve vitória do "Diamante" por nocaute técnico.

Poirier também se tornou o 8º lutador na nhistória do UFC a conquistar 20 vitórias no Octógono e passou Edson Barboza e Melvin Guillard como o maior nocauteador na história do peso leve, com oito.

Cuba vive maiores protestos contra o Governo desde os anos noventa

Cuba vive maiores protestos contra o Governo desde os anos noventa

12 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Comportamento

As ruas de Havana e várias cidades de Cuba enfrentaram as maiores manifestações contra o Governo desde o maleconazo de 1994, os protestos massivos na capital cubana que marcaram a década de noventa. Mais uma vez, o estopim para a manifestação deste domingo ―em que participaram milhares de pessoas em todo o país e que resultou em centenas de detidos―, foi a grave escassez e miséria sofrida pelos habitantes da ilha, agravadas pelos efeitos da pandemia de covid-19. Gritos de “liberdade” e “abaixo a ditadura” puderam ser ouvidos na Havana Velha, coração da capital do país, e em outras partes de Cuba, amplificados pelas redes sociais, que nos últimos meses têm abalado o cenário político cubano.

Segundo depoimentos de jornalistas locais, vídeos e imagens difundidas nas redes sociais, centenas de cubanos saíram às ruas neste domingo por volta do meio-dia gritando “Liberdade, liberdade” e “Abaixo a ditadura” nos dois municípios, e rapidamente circulou o rumor de que outras cidades do interior do país começavam a aderir ao protesto.

F*da-se Foucault

F*da-se Foucault

06 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Comportamento

Durante os anos 1980 e 1990, a abordagem mais tradicional dos “Estudos Gays e Lésbicos” foi substituída por uma disciplina mais formal de “Teoria Queer” ou “Estudos Queer”, na qual o modelo construcionista social se tornou o paradigma hegemônico da investigação dos assuntos homossexuais. O que costumava ser uma meta simples de descobrir um passado homossexual foi marginalizado, e o cisma entre as abordagens tradicional e radical se aprofundou. Como David Robinson aponta em seu livro Closeted Writing,(1)D. M. Robinson, Closeted Writing and Lesbian and Gay Literature: Classical, Early Modern, Eighteenth-Century, Ashgate Publishing, 2006. “os acadêmicos publicados pela Routledge, Duke, Zone… raramente citavam aqueles publicados por Haworth/Harrington Park, Cassell ou Journal of the History of Sexuality”. 

Reveja a minha aula sobre o MOL

Reveja a minha aula sobre o MOL

04 Julho 2021 | Oton de Oliveira | Aula

É muito comum ouvir de professores e alunos que o ensino de ciências, particularmente o de química, baseia-se em conhecimentos obtidos há mais de cem anos, e que esse conhecimento se encontra pronto e acabado, não havendo mais nada nele que se possa mudar. Por outro lado, a televisão e os jornais estão constantemente anunciando novos avanços científicos, os quais são considerados muito complicados para serem discutidos em sala de aula ou não se encaixam no pro- grama que o professor deve cumprir. No entanto, esses novos conhecimentos precisam de alguma forma estar acessíveis, para que possam ser incorporados ao dia-a-dia da escola. Daí textos como este vêm mostrar que a química é uma ciência viva.

Eu repeti o final da aula por que não houve espaço no quado para escrever a quantidade do mol. Você percebeu?